Timidez: uma doença ou um jeito de ser?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Timidez: uma doença ou um jeito de ser?

Mensagem por Augusto César em Seg Mar 10, 2008 6:14 pm

Interessante reportagem que li hoje sobre a timidez. Para muitos um distúrbio psicológico e até psiquiátrico (daí ser diretamente envolvido com a biologia). O que está de fato por trás do comportamento tímido em um ser humano? Uma síndrome? Um padrão comportamental? Interessante a discussão. Vamos lá...




10/03/2008 - Jornal O Esado de São Paulo
Especialistas acreditam que nem todo introvertido tem um problema. Para alguns, a timidez é mais um jeito de ser do que uma doença

Lala Felix

SÃO PAULO - O que vão pensar de mim? O que vão pensar do meu cabelo, da maneira como eu ando e falo? O tímido vai a um julgamento toda vez que se expõe a situações novas. Mas não são só eles que se incomodam com o julgamento alheio. Segundo Bernardo Carducci, especialista norte-americano em timidez da Universidade de Indiana, 75% das pessoas apresentam comportamentos tímidos na presença de estranhos. Mas, para os introspectivos crônicos, estes comportamentos são freqüentes, intensos e emperram a vida.

Em seu recém lançado livro “A timidez não é um problema” (Editora Paulus, R$ 14), o escritor norte-americano J.S. Jackson acredita que é possível considerar a introversão como um presente especial que pode nutrir a alma criativa. Daí vem aquela noção de que tímidos são criaturas mais sensíveis. “Muitos de nossos melhores escritores, artistas, cientistas e compositores são pessoas tímidas que desenvolveram capacidades para ter sucesso na maior parte das situações”, diz Jackson.

Mas o que é a timidez? Onde ela nasce? Especialistas se dividem quanto ao seu diagnóstico. “A timidez é uma doença cosmopolita”, diz o psiquiatra Nei Nadvorny, especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria e coordenador do site Laboratório da Timidez. “Ela está no código internacional de doenças como fobia social. No entanto, tem graus mais altos e mais baixos de gravidade”, conclui.

Segundo Nadvorny, existem introvertidos que se atrapalham na hora de falar com o sexo oposto, aqueles que ficam vermelhos para falar em público, os que não gostam de escrever na frente de outras pessoas. E, se a introspecção engloba cada vez mais sintomas, mais tímida a pessoa é. Ou se torna.

Muitos introvertidos garantem: ela não atrapalha em nada suas vidas. “Às vezes fico com vergonha do meu corte de cabelo, do jeito como brinco. Mas consigo conversar com a minha professora, então acho que a minha timidez não me atrapalha”, diz o estudante Rafael Amaral, de 11 anos.

O analista financeiro José Carlos de Meo, 45 anos, aprendeu a se aceitar como é. “Quando era mais jovem me incomodava com a introspecção, mas aprendi a criar artifícios para controlá-la, como sorrir quando me sinto tímido”, diz ele.

Mariana Pupo, psicóloga da Unifesp, acredita que timidez e fobia social não são, necessariamente, a mesma coisa. “Timidez é mais um jeito de funcionar, um estilo de personalidade”, diz. A opinião é partilhada pela psicóloga Lucélia Paiva, doutoranda em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. “Ela é mais uma forma do indivíduo ser.”

Felipe Nakano Cruz, de 4 anos de idade, é considerado um menino tímido pela mãe, a designer gráfica Josie Nakano, de 29 anos. “Ele já dançou na festa junina com o chapéu cobrindo o rostinho dele”, diz Josie. No entanto, sua introspecção melhorou muito depois que ele entrou numa escolinha.

Na escola, os professores devem estar atentos às crianças introspectivas e ajudá-las a se sentirem confortáveis e confiantes. “Para muitas crianças extrovertidas, isto vem naturalmente, como se eles tivesse nascido tagarelas”, diz Jackson. Mas, para uma criança introvertida, sentir-se confortável pode ser algo muito difícil de se conquistar.

“Aqui na escola, tentamos trazer as crianças para as atividades de um modo discreto”, diz a psicóloga Sueli Conte, do Colégio Renovação, em São Paulo. No teatro, os pequenos trabalham nos bastidores. Pouco a pouco, eles vão se soltando com os coleguinhas mais extrovertidos.

No final, especialistas concordam que, para driblar as armadilhas da timidez, o ideal é não apressar a criança, deixá-la ser quem ela é. Se a introspecção um dia incomodá-la, ela mesma irá buscar ajuda, com um adulto. Segundo Nadvorny, buscamos ajuda quando temos uma dor que não suportamos.

Bernardo Carducci, o especialistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, acredita que é preciso tentar entender os tímidos, em vez de tentar mudá-los.

“Não há nada de errado em ser um indivíduo tímido. O problema com a introspecção é não entendê-la e deixá-la te controlar, em vez de você controlá-la”, aconselha Carducci.


SINTOMAS: TIMIDEZ E FOBIA SOCIAL

>>Taquicardia/Palpitações;
>>Sudorese (suor excessivo);
>>Tremor;
>>Dor de Cabeça;
>>Dispnéia (falta de ar);
>>Sensação de desmaio;
>>Urgência urinária;
>>Rubor (vermelhidão facial);
>>Sensação de afundamento no estômago;
>>Diarréia;
>>Náusea;
>>Medo de crítica em uma ou mais situações sociais ou desempenho;
>>Situações evitadas ou toleradas com ansiedade
e sofrimento;
>>Exposição a situações sociais temidas quase
sempre provoca ansiedade;
>>Medo reconhecido como excessivo ou irracional;
>>Sofrimento interfere com o funcionamento ou há sofrimento acerca de ter fobia;
>>Medo e esquiva de ser foco de atenção ou medo de ser humilhado ou
embaraçado em situações sociais e esquivas de tais situações;
>>Sintomas restritos e/ou predominantes em situações sociais temidas
avatar
Augusto César

Número de Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Timidez: uma doença ou um jeito de ser?

Mensagem por carlose2b em Seg Mar 17, 2008 7:58 pm

e eu achando que timidez era a pessoa que tem medo de falar em público e pronto acabou...
avatar
carlose2b

Número de Mensagens : 19
Idade : 25
Data de inscrição : 11/02/2008

Ver perfil do usuário http://www.fotolog.com/glassbulb

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Timidez: uma doença ou um jeito de ser?

Mensagem por Augusto César em Qui Mar 20, 2008 4:35 pm

Defendo que boa parte dos fatos de comportamento humano são fisiológicos e bioquímicos. Tem gente que insiste em dizer sobre fatores metafísicos que definem isso... Ainda fico com a ciência
avatar
Augusto César

Número de Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Timidez: uma doença ou um jeito de ser?

Mensagem por MatheusN1M em Sab Abr 12, 2008 5:38 pm

eu sou uma dessas pessoas tímidas...essa reportagem ta pra mim
bem interessante

MatheusN1M

Número de Mensagens : 7
Idade : 25
Data de inscrição : 15/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Timidez: uma doença ou um jeito de ser?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum