Alquimia hoje?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alquimia hoje?

Mensagem por guilhermeA1j em Ter Mar 18, 2008 3:29 pm

Será que hoje ainda existem alquimistas? se pensarem bem os alquimistas eram cientistas que so pensavam em seus própios interesses será essa a diferença entre a alquimia e a ciencia? alquimia é a ciencia usada para si propio e quando a utilizamos para o bem comum ela se torna ciencia? outro ponto todo alquimista era considerado louco.Mas todos os genios sejam cientistas sejam poetas em vida sao considerados loucos tambem so é reconhecida sua obra depois que ja morreram um exemplo disso é Vincent vanh Ghog (acho q é assim q escreve) so foi reconhecidas suas obras depois dele ter se matado,Albert Einstein outro que no ensino fundamental os pais foram chamados e o diretor disse "este garoto nao tem futuro" depois este garoto creceu e criou a teoria da relatividade enfim nos temos mais em comum com a alquimia que possamos imaginar como a lei de conservaçao de massa.Mas pensem voces, sera que a alquimia ainda existe sera que no fundo nao somos apenas alquimistas quando pensamos em inventar algo ou alguma cura tambem nao pensamos em nossos propios meritos ou reconhecimento. nao pensamos primeiro em nos para depois sim nos outros?Comentem o que acham sobre isso? pig

guilhermeA1j

Número de Mensagens : 3

Ver perfil do usuário

Re: Alquimia hoje?

Mensagem por guilhermeA1j em Ter Mar 18, 2008 3:34 pm

detalhe nao sei se postei no lugar errado mais se tiver desculpa ae Very Happy

guilhermeA1j

Número de Mensagens : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Qui Mar 20, 2008 5:30 pm

Vou transferir para o local correto sua discussão...

Abraço

Augusto César
Admin
Admin

Número de Mensagens : 64

Ver perfil do usuário http://biologia.livreforum.com

Mensagem por Admin em Qui Mar 20, 2008 5:38 pm

Quanto ao seu post... minha modesta opinião...

Será que hoje ainda existem alquimistas? se pensarem bem os alquimistas eram cientistas que so pensavam em seus própios interesses será essa a diferença entre a alquimia e a ciencia? alquimia é a ciencia usada para si propio e quando a utilizamos para o bem comum ela se torna ciencia?

Não considero a alquimia uma ciência mas uma área da filosofia e do pensamento humano com base na explicação das transformações da matéria com base em fatos mais mitológicos que racionais.

outro ponto todo alquimista era considerado louco.Mas todos os genios sejam cientistas sejam poetas em vida sao considerados loucos tambem so é reconhecida sua obra depois que ja morreram um exemplo disso é Vincent vanh Ghog (acho q é assim q escreve) so foi reconhecidas suas obras depois dele ter se matado,Albert Einstein outro que no ensino fundamental os pais foram chamados e o diretor disse "este garoto nao tem futuro" depois este garoto creceu e criou a teoria da relatividade enfim nos temos mais em comum com a alquimia que possamos imaginar como a lei de conservaçao de massa.Mas pensem voces, sera que a alquimia ainda existe sera que no fundo nao somos apenas alquimistas quando pensamos em inventar algo ou alguma cura tambem nao pensamos em nossos propios meritos ou reconhecimento. nao pensamos primeiro em nos para depois sim nos outros?Comentem o que acham sobre isso?

Não acho que cientistas são loucos. Há momentos que podem ser visionários e mal interpredos. Mesmo assim temos um exército de grandes cientistas no mundo que são respeitados e, nada loucos.
Não podemos confudir gênios (interpretados errôneamente como loucos) e cientista (um profissional que usa o método científico para a descoberta de bases racionais do conhecimento humano e avanços tecnológicos).

Gostei muito da discussão.

Grande abraço
Admin
Admin

Mensagem por TiagoM1J em Seg Mar 24, 2008 5:54 pm

Sinceramente, até hoje temos "ciêntistas" que pensam somente em seu próprio bem. A pouco tempo atraz, saíu na Veja que há um projeto onde os ciêntistas parecem ter encontrado um jeito de "congelar" o virus da AIDS, porem, o projeto, 1 mês depois, foi extinto por não haverem VERBAS! Ou seja, os ciêntistas pararam de pesquisar porque, as industrias farmaceuticas simplesmente preferem o lucro PRÓPRIO do que o lucro COMUNITARIO e o bem que haveria para a sociedade. Em relação a alquimia, concordo com o professor em alguns ponto. Por exemplo, no que ele falou sobre a loucura dos cientistas, poetas, etc. Porem discordo que a alquimia seja uma filosofia. Veja bem: Na antigüidade, os alquimistas eram considerados bruxos, por tentarem inovar o planeta com invensões que, naquela época, eram "proibidas". Se fosse uma filosofia, não haveriam tentativas constantes de experimento, e sim, mais pensamentos análiticos a sociedade. Ou seja, haveriam menos experiencias, mais teorias. Mas o professor leva em certa razão por não haverem provas tão concretas de que os alquimistas realmente existiam, e leva mais razão ainda por achar que é uma filosofia, pois, a base dos alquimistas, era alcansar a imortalidade atravez do elixir da vida.
No final das contas, tudo varia do ponto inicial em que se questiona tamanho fato.
Abraços a todos
e tenham boas provas
;D

TiagoM1J

Número de Mensagens : 22

Ver perfil do usuário

Mensagem por TiagoM1J em Seg Mar 24, 2008 5:56 pm

ps - Se eu falei besteira, por favor, me avizem rapido
XD

TiagoM1J

Número de Mensagens : 22

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Seg Mar 31, 2008 6:50 pm

Tiago.

Vou comentar aos poucos seu post, pois estou corrigindo provas e já viu... o tempo urge!!!

É muito fácil criticar as indústrias farmacêuticas pelos lucros e restrições. Sinceramente, ninguém lembra que os mais importantes avanços de medicamentos se dão por pesquisas destas empresas, que o avanço que nos permite ter uma vida longa se deve a investigação científica cara e de altíssimo risco (eles, na maior parte das vezes, gastam milhões que não dão em nada).
Aqui no Brasil a gente tem a mania de criticar quem produz e usa um discurso marxista antiquado ou aquela filosofia de butiquim do tipo somos latino americanos oprimidos e bla, bla, bla... focamos de propósito nossas forças contra atores sociais importantes (como as industrias e empresas que verdadeiramente constroem a personalidade de um País) e esquecemos de políticos mal intencionados, uma mídia manipuladora e uma linha de pensamento antiquada que mantém grupos improdutivos que sugam os recursos públicos e iniciativas privadas que seriam, acima de tudo, insumos para o verdadeiro bem social: crescimento, sustentabilidade e metas evolutivas bem definidas.

Grande abraço
Admin
Admin

Mensagem por FredericoD1L em Qui Jun 05, 2008 1:20 pm

mas eu ja vi um amigo meu transformar chumbo em ouro!

FredericoD1L

Número de Mensagens : 20

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mr Axe em Qua Jul 28, 2010 3:19 am

Bom gente eu acho que alquimia nao se limita a ser apenas uma ciencia acho que alquimia seria algo muito mais superior que uma simples ciencia, visto que alquimia é uma mistura de ciencia, filosofia, ganancia e loucura. Por isso acho sim que alquimistas sao meio loucos e gananciosos, mais isso todo mundo tem um pouco. E se os grandes genios tambem eram considerados loucos os alquimistas sao genios e descobrir tudo aquilo que eles descobriram nao e qualquer um que pode fazer. Por isso eu admiro muito a alquimia e eu sempre vou ler sobre alquimia e alquimistas, essa admiração por alquimia veio depois que comecei a ver fullmetal alchemist que é um anime japones muito legal.

vlw ae pessoao!!

Mr Axe

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: