Fertilidade na Região Nordeste

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fertilidade na Região Nordeste

Mensagem por JoseH1L em Dom Set 07, 2008 9:43 am

Pesquisei um pouco mais sobre a cidade de Petrolina - PE, e descobri coisas interessantes sobre sua economia agrícola. Abaixo, segue dois textos, um de um guia de Pernambuco (http://www.recifeguide.com/brasil/pernambuco/petrolina.html) e o outro do guia quatro rodas (http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/destinos/index.php?destino=5382)

Guia do Recife e Pernambuco
A produção de vinhos (foto) em Petrolina é uma das fortalecedoras do desenvolvimento do setor no Vale do São Francisco. O incentivo à produtividade fez com que o município virasse o segundo pólo vitivinicultor do país. São produzidas em Petrolina cerca de 2,5 safras anualmente, fato que vem despertando o interesse de empresários do mundo inteiro. São empregadas técnicas avançadas de agricultura irrigada, utilizando-se as águas do rio São Francisco.
Além do vinho, a região contempla atualmente a maior produção de frutas do país, sendo responsável por uma parcela de 30% das exportações brasileiras do setor; as condições de solo, ensolação e umidade favorecem a produção de frutos de alta qualiade. A fruticultura irrigada tem proporcionado boas experiências aos agricultores de Petrolina e do sertão como um todo. É cada vez mais freqüente o número de produtores que abrem mão da agricultura tradicional para investir em fruticultura irrigada na região. São cerca de cinco milhões de caixas de uva sem sementes exportadas para outros países, além de estimados 12 milhões de caixas de manga sem fibra. O aeroporto de Petrolina recebeu infra-estrutura especial (incluindo serviços de alfandegamento), a fim de possibilitar um envio mais rápido da produção para os mercados consumidores (principalmente Europa e Japão).
Aproveitando as características propícias para a produção das frutas tropicais, Petrolina passa a plantar flores características do clima tropical. A produção da cidade, junto a de mais oito municípios, colocam Pernambuco como o primeiro produtor nacional de flores desta espécie.


Guia Quatro Rodas
A fartura de sol e de água do rio São Francisco fez com que a região se tornasse a maior exportadora de frutas do país - e tudo indica que ela está se encaminhando também para ser produtora de alguns dos melhores vinhos nacionais.


Segue ainda uma publicação da EMBRAPA falando sobre o desenvolvimento da irrigação na atividade frutícola nessa região da caatinga e contando um pouco sobre como começou a se investir nessas áreas hoje conhecidas por sua grande produtividade.
http://www.cpatsa.embrapa.br/public_eletronica/downloads/SDC82.pdf
avatar
JoseH1L

Número de Mensagens : 31
Idade : 24
Localização : Pasárgada
Data de inscrição : 11/02/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fertilidade na Região Nordeste

Mensagem por Augusto César em Ter Out 14, 2008 1:50 pm

Muito interessante. Valeu
avatar
Augusto César

Número de Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum